Música e produtividade no trabalho

Leon Maia ⌘
The Journal by Leon Maia
3 min readOct 6, 2013

--

Droga! Esqueci meus fones de ouvido.

Nada tem um impacto tão negativo no meu dia quanto chegar no escritório e lembrar que estou sem meus fones.

Como para a maior parte das pessoas, musica é algo que está sempre presente na minha vida. O momento que mais escuto música é quando estou no trabalho, sempre pulando de playlist até encontrar algo que pareça ser o ideal para aquele dia.

Então andei pensando, qual o efeito da música no meu trabalho, sendo mais específico, qual o tipo de musica que causa o maior impacto.

Achei que talvez fosse interessante mergulhar na ciência por trás do poder da música para descobrir se ela realmente ajuda à nós trabalharmos melhor.

Porque você ama música

Quando você está escutando Daft Punk (melhor albúm do ano :) ou vamos dizer Air, os dois causam um efeito no seu cérebro.

Quando você escuta música, a parte do seu cérebro chamada nucleus accumbens é ativada. Isso causa a liberação da dopamina, que se encontra em um grupo de neurônios no seu cérebro chamada área tegmental ventral (VTA)

Dopamina é a mesma quimica que é liberada quando você come sua comida favorita ou quando você ganha um novo seguidor no Twitter, causando você querer mais e mais.

A quantidade que é liberada e o sentimento de prazer que nós sentimos também está altamente relacionado com o elemento surpresa.

Muito obrigado Wikipedia.

Por exemplo, quando você por acaso escuta uma música e à adora, mais dopamina é liberado, bem mais do que quando você escuta aquela sua música favorita diversas vezes.

Então ouvir música realmente ajuda no trabalho?

Música tem uma forte relação com nosso desejo intenso de se conectar com outros, então como isso se traduz em ouvir música enquanto você trabalha?

Ouvir música te ajuda à acabar aquela tarefa chata mais rapidamente.

Dê pause quando você estiver aprendendo algo novo

Quando você é apresentado à algo novo, fica mais complicado. Você precisa de mais foco e energia para aprender.

Por exemplo, quando estou escrevendo as primeiras linhas de código daquela nova user story, normalmente estou sem música.

Se você é bom no que você faz, música funciona

Quando você está trabalhando naquela tarefa que você fez diversas vezes, mesmo sendo complicada, sua performance é aumentada e você fica menos propício à erros se estiver ouvindo aquela música que você gosta.

Normalmente músicas com pouca ou nenhuma letra são melhores para tarefas onde o foco é muito importante.

Assim que você aprender como a música te afeta, realizar tarefas chatas ou complexas rapidamente só vai depender da playlist que você tem em mãos.

--

--

Software Engineer at Zendesk. In the past worked helping to build the architecture of Globo’s video streaming platform. Visit my blog: https://leonmaia.me